Câmara Municipal participa de Encontro Nacional de Conselhos Tutelares

Câmara Municipal participa de Encontro Nacional de Conselhos Tutelares

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto foi representada pela vereadora Gláucia Berenice (Republicanos), presidente da Comissão Permanente da Criança e do Adolescente e 2º vice-presidente da Mesa Diretora, no 1º Encontro Nacional de Conselheiros Tutelares no início desta semana. Além dela, mais 10 conselheiros de Ribeirão Preto estiveram presentes. Ao todo, cerca de 300 participantes estiveram em Brasília no primeiro evento de âmbito nacional voltado para estes órgãos que zelam pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

A iniciativa foi do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e foi coordenado pelo secretário nacional do órgão, Maurício Cunha. Os conselheiros puderam conhecer experiências exitosas para a melhor do atendimento de meninos e meninas em situação de violência, participar de mesas redondas, trocar experiências e conhecer as iniciativas do governo federal. Ribeirão Preto teve o maior número de representantes por cidade: 10 conselheiros.

Para Gláucia, o evento se revestiu de importância ímpar, tendo em vista a piora dos indicadores de violência registrados durante a pandemia e que afetam a população infantil e jovem. “ O encontro foi uma oportunidade única para que os profissionais terem uma capacitação presencial que não puderam ter nos últimos dois anos. Puderam ainda conhecer experiências de outros municípios e suas dificuldades. Era o momento de uma iniciativa como essa, quando enfrentamos aumento nos índices de violência contra a criança e adolescente. Segundo dados da secretaria estadual de Segurança, os crimes mais que dobraram do período pré-pandemia e os conselheiros tutelares estão na linha de frente do enfrentamento”, destacou.

Texto e Fotos: Assessoria vereadora Glaucia Berenice